J Bruni

Amor e Tecnologia

Sathya Sai Baba

Verdadeiro Pai e Mãe Divinos

Sathya Sai Baba é um homem santo. Nasceu em 23 de novembro de 1926, na Índia.

Para quem não sabe, a pronúncia correta é “Saí”, como se houvesse um acento agudo na letra “i”, ou como se fosse o pretérito do verbo “sair” na primeira pessoa do singular. A pronúncia deve considerar que são duas sílabas: “SA” – “Í”. O significado de “Sai” é “maternidade sagrada” ou “mãe divina”.

A pronúncia correta de “Baba” deve prolongar mais a letra “A” do primeiro “BA”… como se fosse “BAABA”. A duração do primeiro “A” é ligeiramente mais longa do que o segundo “A”. O significado de “Baba” é “pai”.

“Sai Baba” significa “Pai e Mãe Divinos”.

“Sathya” significa “Verdade”.

Em suma, um dos significados do nome “Sathya Sai Baba” seria “Verdadeiro Pai e Mãe Divinos”. Outro seria “Pai e Mãe da Verdade Divina”. Ou ainda “Divinos Pai e Mãe da Verdade”.

Resumo da Obra

Desde muito jovem, Sai Baba declarou enfaticamente e com clareza seus objetivos e intenções, os quais seguiu fielmente desde então.

No campo da Educação, estabeleceu instituições de ensino que integram os Valores Humanos ao currículo. “Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência” seriam os cinco Valores Humanos essenciais, dos quais derivam uma miríade de outros: gentileza, caridade, coragem, perseverança, compaixão, generosidade, bondade, compreensão, tolerância, paciência, justiça, honestidade, e assim por diante.

O que é educação? Trata-se de dois tipos: O primeiro tipo é uma coleção de fatos e conhecimentos sobre o mundo externo, e de compartilhá-los com os alunos. O segundo tipo é Educare. Educare envolve a compreensão profunda do conhecimento que brota de dentro, e transmitir isso aos alunos. Mas a educação de hoje oferece conhecimento apenas sobre o mundo externo. Somente cultura ou refinamento pode desenvolver uma boa personalidade e não esse tipo de educação. Assim, apenas se a educação for combinada com a cultura, ela brilhará como verdadeira educação.

No campo da Saúde, fundou Hospitais onde o atendimento de qualidade é aliado à filosofia dos Valores Humanos, de modo que a prioridade máxima é o bem estar do paciente, ao qual é oferecido o melhor tratamento possível, independente de considerações financeiras. Do mais rico ao mais pobre, o atendimento é gratuito. Os Hospitais de Super-Especialidades realizam cirurgias cardíacas, entre outros procedimentos que exigem alta tecnologia e alta perícia.

Outra realização promovida por Sai Baba foi o projeto de distribuição de água potável, o qual realizou o sonho de muitos vilarejos no sul da Índia que não tinham acesso à água tratada. Essa obra pública de grande porte beneficia milhares de famílias até hoje.

A Organização Sathya Sai, com Centros e Grupos no mundo inteiro, promove atividades nas áreas de Educação, Serviço e Devoção, visando a transformação pessoal de seus membros e, consequentemente, da sociedade.

Tanto em sua obra bibliográfica, nos livros, cartas e artigos que escreveu, quanto em seus discursos públicos (os quais Sai Baba prefere chamar de “Conversações”) e aulas que proferiu, seu foco no respeito mútuo, na abertura da mente e purificação do coração, nas práticas fraternais de ajuda ao próximo, no auto-controle, no cultivo de um caráter onde há coerência entre pensamento, palavra e ação, em bons hábitos de higiene e alimentação, na necessidade da juventude estabelecer, buscar e praticar ideais elevados, e da ciência em despoluir o planeta… mostra com evidência sua constante exortação em se praticar a moralidade. Exortação essa que não se limita a palavras, pois se traduz em seu exemplo de vida e suas realizações.

Difamação

Infelizmente, circulam boatos e falsas notícias na internet, tentando denegrir a imagem de Sathya Sai Baba. São mentiras, e nada mais do que isso.

Aqui no Brasil, nós estamos acostumados com campanhas de difamação, a cada disputa eleitoral. Nós sabemos as distorções que a mídia é capaz de fazer. No caso de Sai Baba, um documentário foi encomendado a uma rede de televisão com o objetivo de trazer descrédito. Até hoje a peça ainda consegue afetar aqueles que não o conhecem, literalmente enganando os espectadores. No entanto, para quem já o conhecia, a produção trouxe descrédito somente à própria emissora.

A falsidade dessa campanha de difamação é evidente. Quanto a isso não há dúvidas. Eu e milhares (ou talvez milhões) em sua terra natal e ao redor do mundo sabemos disto. Por experiência própria, pela convivência com devotos de todo o Brasil e do mundo, e pelo que testemunhei pessoalmente na Índia, onde estive em Prasanthi Nilayam, residência de Sai Baba, durante todo o mês de dezembro de 2008, posso afirmar com autoridade. É indiscutível. Apenas para mostrar que estou ciente é que dedico esta breve seção neste artigo sobre o assunto.

Eu poderia escrever um longo artigo destrinchando detalhes. Explicando a manipulação por trás de cada cena do mencionado “documentário”. Apontando links para mais fontes de informação que mostram os bastidores: pessoas envolvidas, os interesses, os procedimentos. Talvez eu faça isto, em outro momento.

Por hora, apenas peço que imagine que alguém não gosta de você e então, numa espécie de vingança, começa a publicar difamações sobre você… ou pior ainda: sobre sua mãe, ou sobre seus filhos. Trata-se de algo simples assim. Porém, Sathya Sai Baba tem seguidores no mundo inteiro. Essa “campanha” contra Sai Baba nunca conseguiu que um devoto, como eu, deixasse de ser devoto, por mais que tal “campanha” insista em alardear seu pequeno pacote de calúnias, difamações e mentiras.

Qualquer um que leia os livros que Sathya Sai Baba escreveu ou os discursos que proferiu ao longo dos anos, e confira um pouco da obra social que realizou, não pode demorar para perceber que estamos, no mínimo, de alguém que não somente pregou a moralidade mas também colocou o altruísmo em prática.

Morte? Retorno?

Aos 84 anos de idade, em 24 de abril de 2011, domingo de Páscoa, o corpo de Sathya Sai Baba foi declarado morto, devido a uma parada cardiorrespiratória. Ele já estava hospitalizado há cerca de um mês.

A notícia surpreendeu muito aos devotos, pois de acordo com o que o próprio Sai Baba havia dito, ele estaria por aqui durante 96 anos. Surgiram várias explicações para a diferença entre a previsão e o fato:

  • Ele errou a previsão.
  • Ele também havia falado que poderia deixar o corpo a qualquer momento.
  • Ele mudou de plano.
  • Ele antecipou seu desencarne para antecipar a vinda de Prema Sai (sua próxima encarnação).
  • Ele estava se referindo ao calendário lunar.
  • Ele vai retornar e completar os anos restantes.

Para quem não é devoto, é natural aceitar a primeira hipótese da lista: uma mera falha na previsão. Porém, para os devotos, essa hipótese está descartada. Entre as demais alternativas, uma me chamou a atenção. A princípio, ela parece a menos provável…

Sreejith Narayan, um devoto que reside nos Estados Unidos, pesquisou minuciosamente em várias fontes, especialmente o que o próprio Sathya Sai Baba disse sobre o assunto, e chegou a uma conclusão: ele vai retornar, cumprindo a sua palavra; completará os anos restantes.

Essa é a conclusão que sua pesquisa trouxe. Sreejith ia escrever um artigo para compartilhar sua tese, porém o artigo foi ficando tão longo que se tornou um livro. É necessário que o livro seja lido para que essa conclusão faça sentido. Não compete a mim repetir aqui todo o conteúdo do livro; apenas devo indicar que seja lido, para qualquer um que tenha interesse em saber mais sobre o assunto.

É certo que, caso o retorno de Sathya Sai Baba aconteça de fato, esse livro será amplamente consultado – pois “previu” o fato com antecedência, e contém todas as minuciosas explicações que muitos irão querer saber.

Devotos?

Eu digo que “sou um devoto”, mas o que isso significa?

Na verdade, significa “sou alguém que deseja ser um devoto”, pois um “verdadeiro devoto”, conforme descrito pelo próprio Sai Baba, seria um portador de grandes virtudes, tendo sua conduta sempre guiada por princípios essenciais de elevada moralidade. Um praticante da compaixão, generosidade, amor, pleno de sabedoria, et cetera. Um santo.

Eu sei que minha conduta não é a de um santo – portanto, eu sou apenas um “aspirante a devoto”. Mas, mesmo assim, nós nos chamamos de “devotos” – nós que temos meramente a intenção… nós que gostaríamos de nos aperfeiçoar moralmente o máximo possível.

Porém, o que caracteriza, de fato, os devotos e/ou pseudo-devotos de Sathya Sai Baba é a crença na sua divindade. Assim como muitos louvam Jesus Cristo, outros preferem seguir Maomé, e há aqueles para os quais Krishna foi a encarnação de Deus na Terra… do mesmo modo, Sathya Sai Baba é o próprio Deus para seus devotos.

Eu fui ateu até mais de 20 anos de idade… Como é que me tornei um “devoto de Sai Baba”? Sou programador de computador – tenho uma mente racional afiada. Como posso sustentar essa “crença absurda”?

Eu sinto que sei perfeitamente bem como é que aqueles que são ateus, aqueles que pensam que “só Jesus salva”, e aqueles que não vêem nenhuma divindade em Sathya Sai, encaram a minha “devoção”. Imagino que muitos outros devotos também o saibam. Não é difícil de perceber que pode parecer ignorância ou loucura acreditar que um “indiano de cabelo black power” seja o próprio “Deus em forma humana”!

Por isso, agradeço muito a todos que toleram ou respeitam minha devoção, mesmo que não compartilhem dela. Inclusive, é graças a esta minha devoção que eu por minha vez posso compreender e respeitar a devoção que tantos têm por Jesus, Krishna, Nossa Senhora, ou outros. Na verdade, mais importante do que a forma devotada, é a devoção em si. Também sou grato pelo fato de existirem reuniões de devotos de Sathya Sai Baba em todas as grandes cidades do mundo. Pelo menos não estou sozinho.

Transformação

O retorno de Sathya Sai Baba está previsto para acontecer a qualquer momento, de agora até o final do ano de 2014.

Como vimos, é uma hipótese. Uma possibilidade. Na qual eu não somente acredito, como também tenho grande interesse e entusiasmo em que aconteça.

Caso efetivamente aconteça, preparemo-nos: a Missão que Ele irá completar é de transformação planetária. Apesar de ter realizado inúmeros milagres até o momento, só um “milagrão” como essa ressurreição vai mostrar para a grande maioria que não se trata de “brincadeira”, “loucura” ou “fanatismo”… enfim muita gente vai descobrir que sim, esse Deus que tudo pode literalmente está entre nós – caminhando, andando, falando, escrevendo livros!

Finalmente, à sua obra, tanto a social quanto a literária, será dada o devido valor. Ela não somente traz as respostas metafísicas para a mais ferrenha mente filosófica inquiridora, como também orienta com clareza, precisão e contundência sobre tudo o que é necessário que seja feito na prática para consertar a desordem que a humanidade criou para si mesma.

Não será mais preciso “procurar Deus”, ou se esforçar para “encontrar as respostas”. Tudo já foi dado de bandeja e – assim mesmo – o ser humano em sua alienação e ignorância segue percorrendo caminhos auto-destrutivos. Será apenas necessário conhecer a mensagem e colocá-la em prática.

Com essa guinada global para a Verdade, a Retidão, o Amor, a Paz e a Não-Violência, os Valores Humanos que Sathya Sai Baba promove, alavancada pelo “milagrão” de seu retorno – um Mestre ressuscitando em pleno século XXI –, o mundo vai experimentar uma transformação tão profunda em tão pouco tempo, que o Seu nome ficará eternamente gravado na história deste planeta.

Alternativa

Mesmo caso não aconteça o retorno, o legado de Sathya Sai Baba permanecerá. Assim como muitos vivem seu momento de glória quando enfim “encontram Jesus” ou, de uma forma ou de outra, têm sua espiritualidade despertada… muitos poderão continuar descobrindo o Mestre Sathya Sai, a qualquer instante.

A sua Mensagem é vasta. A palavra-chave é o Amor. “Ame a todos; Sirva a todos” é um de seus lemas.

Você deve expandir seu coração a ponto de ser preenchido pelo amor todo-abrangente. Só então o sentido de unidade espiritual de toda a humanidade pode ser experimentado. A partir desse sentido de unidade nascerá o amor de Deus. Esse amor gerará no coração puro êxtase, ilimitado, indescritível e eterno. Para todas as formas de bem-aventurança, o amor é a fonte. Um coração sem amor é como uma terra estéril. Promova o amor em seu coração e redima sua vida. Seja qual for sua erudição ou riqueza, elas não têm valor sem amor. Semeie a semente do amor em seu coração e ela crescerá, no devido tempo, em uma grande árvore. Deus é um só. Não acolha diferenças de religião, credo ou casta. Leve a mensagem de unidade para todo lar. Manifestações do Amor Divino! Considerem o Amor como o sopro vital e como o único propósito de sua existência.

Para Saber Mais

Comente pelo Facebook(Yahoo ou Hotmail também)

Comente pelo Disqus